segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Tenha um projeto de vida

Não há vento favorável para  
quem não sabe para onde vai.
Sêneca

Para muitas pessoas a vida se torna um fardo pesado, um “castigo”, enquanto para outras, a vida é uma dádiva pela qual agradecem todos os dias.
Onde está a diferença entre essas duas classes de pessoas? Certamente está na direção, pois a vida é um peso para quem não tem direção, não sabe para onde vai, não tem objetivos. Quando não temos objetivos, não temos algo de importante para perseguir, as adversidades tomam proporções monstruosas e invencíveis. Em contrapartida, quando se tem um objetivo e se enfoca os resultados que ele proporcionará, superam-se mais facilmente as dificuldadesdo caminho.
É um traço comum, entre todos os estudiosos do triunfo, colocar a questão do objetivo pessoal em primeiro lugar. Para todos eles, esse é o ponto de partida.
E as pesquisas estão a favor deles, pois indicam que um ponto comum entre todos os fracassados na vida é a falta de um plano, um objetivo definido. De fato, tais pesquisas mostram que 95% das pessoas fracassam porque não têm um objetivo definido na vida, e que esses fracassados se ocupam com trabalhos que não lhes agradam. Os 5% que triunfam têm o objetivo, têm os planos definidos para realizá-lo e trabalham no que mais lhes agrada. Se você não sabe o que quer, outra pessoa vai determinar o que você vai ter.
Uma pergunta que freqüentemente nos fazemos é: por que tantos insucessos, se todos podem chegar ao triunfo? A resposta está no fato de que a grande maioria das pessoas perde o foco do que deseja ao longo do caminho ou pior, não tem a mínima idéia de um foco, um objetivo. As pessoas não param para se perguntar o que querem na vida, como deve ser seu futuro. São como um navio sem rumo, que gasta todo o seu combustível dando voltas e não chega a lugar algum.

Retirado do livro "A vida inteligente"

Nenhum comentário:

Postar um comentário