quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Torne-se um pensador ‘como’.

Depois de trinta anos de trabalho árduo, Fred perdeu seu negócio por causa de um sócio desonesto. Eu esperava que ele estivesse cheio de rancor quando veio ver-me. Em vez disso, contou ter descoberto que seus bens eram bem maiores do que as suas dívidas.
- Tudo o que eu tinha quando comecei há trinta anos eram US$ 50,00. Tenho agora US$ 500,00. Como vê, estou em melhor situação nesse ponto - disse ele com um sorriso. - Comecei com uma mulher maravilhosa, e ela continua comigo, graças a Deus. Tenho também muito mais experiência hoje.
Dentro de um ano depois do seu revés, ele havia começado outro negócio e ia bem. Mas, a declaração que fez e que ficou comigo foi esta: “Decidi não ser um pensador ‘SE’, mas um pensador ‘COMO’”.
Essa é uma distinção que nos faz pensar. O pensador se reflete sobre uma dificuldade ou revés, dizendo amargamente consigo mesmo: “Se apenas tivesse feito isto ou aquilo... Se apenas esta ou aquela circunstância tivesse sido diferente... Se outros não me tivessem tratado tão injustamente...” O processo continua de  explicação em explicação, dando voltas, sem chegar a lugar algum. O mundo está cheio de pensadores SE derrotados.

“Todo problema contém as sementes de sua própria solução.”
Stanley Arnold

O pensador COMO, por outro lado, não gasta energia em autópsias quando tem de enfrentar dificuldades ou até desastres. Mas, começa imediatamente a procurar a melhor solução, pois sabe que sempre há uma
solução. Ele se pergunta: “Como posso usar criativamente este revés? Como posso extrair algo bom dele?”
O pensador como resolve eficazmente os problemas porque sabe que existem sempre valores numa dificuldade. Ele não perde tempo com condicionais “SES” fúteis, mas começa a trabalhar diretamente nos
“COMOS” criativos.

Retirado do livro "6 atitudes para um vendedor"

Nenhum comentário:

Postar um comentário